- Área: 360 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num contexto rural, mas próximo do núcleo histórico e central de Santa Maria da Feira, o projeto desenvolve-se com base na recuperação de uma habitação existente em pedra e na construção de um novo corpo em betão (concreto) interligados através de uma estrutura em madeira e amplos vãos de abertura num dialogo franco com o exterior e a envolvente.
A construção existente confina diretamente com a estrada e o terreno é delimitado por uma linha de agua que confere maior amplitude e beleza ao local. Ao longo da estrada o muro em betão interrompe a parede de pedra existente para dar origem á nova entrada e por consequência ao novo corpo.
A entrada da casa é o ponto central e intermédio de distribuição que relaciona os dois pisos. O piso superior, dedicado á área privada, com o volume em betão destinado aos quartos e instalações sanitárias das crianças e o volume em pedra destinado ao quarto dos pais, o piso inferior destina-se a toda área social e serviços.
No interior, somos surpreendidos com o pé-direito duplo e com a transparência total do corpo em madeira, com uma visão alargada em contraste com os dois corpos que constituem a casa. Os materiais no interior pretendem ter leitura simples a cor branca nas paredes, as madeiras no pavimento e tetos, permitiram criar um ambiente confortável onde se valoriza a simplicidade.